Girassol Sensorial

Teoria da Empatia Dupla: Entenda a Importância!

✔️ SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS VÍDEOS.

Você tem dificuldade para ser você mesmo? Não sabe como construir uma autenticidade no mundo e isso acaba subtraindo muito sua energia?
Junte-se a nós no Grupo Girassol Sensorial, onde celebramos a diversidade e aprendemos uns com os outros. Inscreva-se agora para fazer parte desta jornada de descobertas e apoio mútuo! 🌻✨.
Link para participar do grupo (somente para adultos autistas):
https://chat.whatsapp.com/CW9Y4j1JfFR7Ez6h0SAObW .

Esse é o segundo vídeo da série: “Burnout autista é diferente, saiba o porquê”. Nesse vídeo você saberá porquê a camuflagem é a principal causa do burnout no autismo, terá algumas dicas sobre caminhos para construção do seu processo de desmascaramento.

Neste vídeo iremos falar sobre PROBLEMA DE DUPLA EMPATIA (termo estabelecido em 2012 agora vários pesquisadores usam, bom para profissionais, membros da família e comunidade entenderem.
Quem é o autor?

A Teoria da Empatia Dupla sugere que, quando pessoas com perspectivas muito diferentes do mundo interagem, podem ter dificuldade em ter o mesmo tipo de empatia e de se comunicar um com o outro.
Grande parte da investigação científica no Autismo tem por base a ideia de défices centrais na comunicação e socialização, que a teoria da empatia dupla veio invalidar. A teoria da empatia dupla tem bastante influencia na ideia da empatia no Autismo, visto existir uma ideia errada de qua as pessoas autistas têm baixa empatia, mas na realidade, apenas comunicam empatia de uma forma diferente das pessoas não autistas.

Não é apenas um conceito do que é diferente no autismo, mas também a compreensão de como é difícil ter essa diferença

Portanto, se você não é compreendido, você é excluído (adicionado ao burnout)

Pessoa não autista também não pode entender e “ler” a pessoa autista. Eu entendo você mal, não estou te lendo corretamente e não necessariamente estou ciente do conflito ou mal-entendido. Mas não ler os sinais para saber o que fazer em seguida

Se você não é compreendido, muitas vezes é excluído – burnout

Expectativas sociais com papel de gênero

Especialmente para mulheres, família,
Expectativas sociais para mulheres em termos de ser a secretária social da família na idade adulta
Na escola, espera-se que as meninas amem sair com outras meninas da escola, fofocar, compartilhar informações sobre pessoas, falar muito sobre outras pessoas e serem sociais,

Os homens também experimentam essa pressão
– o papel dos membros da nossa comunidade tem sido de mulheres para a expectativa social das mulheres para os membros da comunidade é maior, sendo mãe, estando em uma comunidade. Socializando a criança, por exemplo: com o seu pai.

Bem-vind@ ao Canal do Grupo Girassol Sensorial!

Somos um coletivo de homens e mulheres autistas comprometidos em explorar estratégias sensoriais, saúde mental e promover a neurodiversidade. Aqui, oferecemos:

Grupo online para discussão: Uma comunidade acolhedora para pessoas neurodiversas dentro do espectro.

Encontros Terapêuticos Online: Conduzidos pela terapeuta ocupacional Liz, proporcionamos discussões significativas sobre bem-estar.

Equipe de Facilitadores Autistas: Contamos com uma equipe diversificada no espectro, trabalhando para impactar positivamente a vida de adultos autistas globalmente.

Nosso foco é desenvolver habilidades, construir redes neurais e definir metas claras para uma vida plena. A participação é livre, seja por câmera, chat ou microfone.

Conheça mais sobre o Girassol Sensorial no link abaixo :
https://girassolsensorial.com.br/allcold

✔️ SIGA MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: @Girassol_sensorial
Facebook: Liz Amaral
Site da Liz: lizamaralto.com.br
Agenda uma consulta: https://www.doctoralia.com.br/liz-ama

Fiquem ligados no canal para acompanhar a série de vídeos sobre habilidades sociais.

#autismo #tdah #terapiaocupacional #girassolsensorial #espectroautista #lizamaral #comunidade #adultosautistas #criseautista #transtorno #neurodesenvolvimento #burnoutautista #burnoutnoautismo #burnout #duplaempatia #teoriaempatiadupla #empatiadupla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *